
PESQUISA E INOVAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
LINHAS DE PESQUISA
Modelagem matemática, estatística e computacional de sistemas e processos.​
​
Visa fazer a modelagem matemática de situações reais, processos e sistemas. A modelagem, importante processo para o auxílio à tomada de decisões, engloba o entendimento do problema, a formulação matemática e a escolha ou implementação de método de resolução. As potenciais aplicações são as mais diversas possíveis, abrangendo áreas como a da educação, indústria, engenharia e financeira. Destacam-se nesta área, técnicas de Otimização Matemática, métodos estatísticos e de Machine Learning.
Currículo, planejamento e avaliação na Educação Matemática
​
Caracteriza-se pela abordagem da organização do ensino de matemática com destaque para o currículo, planejamento e avaliação e suas relações. Tem como objetivo investigar questões relacionadas a currículos, como a discussão sobre a criação de um currículo nacional, análise de currículos regionais e de currículos de unidades escolares. É foco de investigação o planejamento em diferentes âmbitos. Em relação à avaliação espera-se investigar suas concepções, tipos de avaliação e instrumentos.
Educação Estatística
​
Visa investigar e compreender como se ensina e aprende estatística, considerando os aspectos cognitivos, afetivos, sociais e epistemológicos do processo de ensino e aprendizagem. Estuda as tendências no ensino de estatística e contribui para a análise e desenvolvimento de materiais didáticos e pedagógicos usados em sala de aula.
Educação Matemática, Cultura e Sociedade.
​
Visa compreender a inter-relação entre as manifestações sociais e culturais e o desenvolvimento da Matemática e das Ciências. Discute as questões políticas e sociais emergentes que influenciam diretamente os processos educativos, tais como as políticas de inclusão, de respeito à diversidade, as diferenças de gênero nas Ciências, a padronização dos currículos, a globalização dos saberes, entre outras.
Ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática
​
Caracteriza-se pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos e matemáticos em diferentes níveis de ensino. Nas investigações, são consideradas as tendências contemporâneas da Educação, diversos referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática.
Formação de Professores em Ciências e Matemática
​
Tem o objetivo de estudar os processos de formação de professores que ensinam Ciências e Matemática na Educação Básica, estabelecendo estreita relação com os contextos em que a atividade educativa ocorre e as tendências contemporâneas da formação de educadores.
Tecnologias educacionais para o ensino de Ciências e Matemática
​
Tem como objetivo investigar o potencial das tecnologias educacionais para o ensino de Ciências e Matemática. Considera a maneira pela qual as tecnologias se integram ao processo de ensino e aprendizagem, transformam os fundamentos da Educação e modificam o papel dos estudantes e professores em sala de aula. As investigações contemplam também o desenvolvimento de ambientes tecnológicos destinados a atender a diversidade de educandos que compõem o cenário escolar na atualidade.